Pages

21 novembro 2014

Dia da Consciencia Negra - Icones Negros da Historia

Aproveitando a semana do feriado da Consciência Negra, o Blog dos Contos vem a todos com uma matéria sobre Ícones Negros da historia. Acompanhe:

De Zumbi dos Palmares à Barack Obama, os negros têm, cada vez mais, alcançando a igualdade merecida por qualquer etnia! Veja uma lista com as personalidades negras que ajudaram a provar que todas pessoas são iguais!






Martin Luther King Jr.
Pastor e ativista


Luther King foi o mais famoso dos ativistas pró-igualdade racial dos Estados Unidos. Pastor da Igreja Batista, Martin palestrou e discursou por todo o território americano sempre pregando a igualdade e o ativismo pacífico. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964 e foi assassinado momentos antes marcha em um hotel, em 1968.

Malcolm X
Ativista

Malcolm Little ficou órfão aos 6 anos e passou a adolescência em orfanatos e internatos. Junto com Martin Luther King Jr., representa a luta antissegregacionista americana. Ao contrário de Luther King, Malcolm defendia que os negros deveriam responder com violência à violência imposta pelos brancos. Foi assassinado com 13 tiros, em 1965, enquanto discursava.










Bob Marley
Cantor
Símbolo da cultura reggae e rastafári, Bob Marley é uma das personalidades mais conhecidas do mundo. Vendeu mais de 75 milhões de discos e é considerado o maior artista do "Terceiro Mundo", países de extrema pobreza e esquecidos pelo mundo. Bob Marley sempre passou uma mensagem de paz, amor e comunhão em suas músicas.










Nelson Mandela
Ativista e Presidenta da África do Sul

Ganhador do Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o Apartheid, o regime segregacionista na África do Sul. Conhecido como Pai da Pátria em seu país, Mandela foi presidente da África do Sul por 5 anos, de 1994 a 1999. Para alcançar esse posto, símbolo da igualdade democrática, Nelson Mandela passou 3 décadas na prisão por "praticar terrorismo contra o regime Apertheid".







Joaquim Barbosa
Presidente do STF


Joaquim Barbosa nasceu em uma família pobre em Minas Gerais e, aos 16 anos, foi sozinho para a Brasília tentar a vida. Hoje, mais de 40 anos depois, é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol, tem mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris, foi Oficial de Chancelaria no Itamaraty e o primeiro negro a assumir o posto de presidente do Supremo Tribunal Federal.

Pelé
Jogador de Futebol

Considerados por grande parte do público brasileiro e internacional como o maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé acumulou títulos durante sua carreira no Santos Futebol Clube, New York Cosmos e Seleção Brasileira. É considerado pela FIFA como o Jogador de Futebol do Século XX.










Michael Jackson
Cantor

O Rei do Pop, tanto em carreira solo quanto em sua infância com os irmãos no Jackson 5, abriu caminho para os cantores e artistas negros na mídia americana e mundial. Michael teve a pele de sua cor alterada por conta da doença vitiligo, que alter a pigmentação da pele, mas sempre manteve o orgulho de ser negro.









Barack Obama
Presidente dos EUA


Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2009, Barack Obama foi o primeiro negro eleito à presidência da república dos Estados Unidos. Mesmo antes disso, Obama conquistou uma carreira singular, tendo durante anos o único senador negro durante a legislatura.









Ray Charles
Cantor

Ray Charles é um dos cantores negros mais famosos de todos os tempos. Considerado pela revista Rolling Stone como o 2º maior cantor de todos os tempos, Ray, que também é cego e toca piano, sempre se recusou a cantar em estabelecimentos somente para brancos.



Jesse Owens
Atleta

Jesse Owens ganhou espaço na mídia nas Olimpíadas de Berlim, em 1936. Vencedor de 4 medalhas de ouro nas provas de atletismo, Owens não foi cumprimentado pelo líder nazista Adolf Hitler, muito menos pelo presidente de seu próprio país Franklin Roosevelt, somente por ser negro.










Muhammad Ali
Pugilista

Eleito pela renomada revista esportiva Sports Illustrated, em 1999, como o "Desportista do Século", o americano Muhammad Ali ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e tem em seu nome o incrível cartel de 57 vitórias e somente 5 derrotas na carreira. Encerrou sua carreira em 1981, quando ainda era Campeão Mundial dos Pesos-Pesados.









Zumbi dos Palmares
Líder quilombola

 Zumbi é um ícone da resistência negra à escravidão no Brasil. Em meados de 1670, passou a liderar o Quilombo dos Palmares, reunião de negros resistentes ao trabalho forçado. Conhecido como Zumbi dos Palmares por liderar o quilombo que carregava o mesmo nome, Zumbi foi morto em 1696 e teve sua cabeça exposta no estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo