Pages

03 agosto 2013

Mut, Esposa do deus Amon


Mut é esposa do deus Amon não se sabe ao certo quem é seu pai, de acordo com algumas histórias ela nem teria pai, pois seria uma versão da deusa primordial Amaunet (antiga esposa de Amon) que surgiu do nada.Mut é mãe do deus Khonsu e mãe adotiva do deus Montu, é considerada uma deusa falcão apesar de não ter uma, antes do deus Amon começar a fazer sucesso Mut era vista como uma deusa muito poderosa, mas depois do sucesso de Amon ela começou a ser vista apenas como sua esposa, sendo que nem se sabe mais ao certo do que Mut é deusa. 

Era a deusa egípcia do céu, protetora da cidade de Tebas (onde tomava o nome de Sekhmet) e representava a origem de todas as coisas. Esta é a razão de se lhe ter dado o nome que significa mãe, sendo até por vezes designada como a mãe de todos os deuses.
Casada com Amon, fazia parte da tríade (Amon, seu filho Chuns, da primeira união com Amaunet e Mut) que era venerada em Luxor no templo de Amon. Neste templo era efetuada todos os anos (durante o Império Novo) uma cerimónia que simbolizava a união de Mut com Amon, propiciando a fertilidade.
Esta deusa aparece usualmente representada com a cabeça de um abutre ou mesmo como um abutre, envergando um vestido azul ou vermelho e uma coroa com as mesmas cores, representando o Alto e o baixo Egito. Há também representações suas com cabeças de abutres nos ombros, cabeça de gata, de leoa ou como uma vaca.

Um comentário:

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo