Pages

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Yggdrasil - Árvore do Mundo

Yggdrasil ou Ygdrasill, era uma grande árvore (um freixo) que, na mitologia escandinava, representava o eixo do mundo. Nas suas raízes, que se espalhavam pelos Nove Mundos, cujas mais profundas estão situadas em Nifheim, ficavam os mundos subterrâneos, habitados por povos hostis. O tronco era Midgard, o mundo material dos homens; a parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chamava-se Asgard "A Cidade Dourada", a terra dos Deuses, e Valhala ("O Salão dos Mortos"), local onde os guerreiros eram recebidos após terem morrido, com honra, durante as batalhas.

Conta-se que nas frutas de Yggdrasil estão as respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo ela é guardada por uma centúria de Valkírias, denominadas protetoras, e somente os Deuses podem visitá-la. Nas lendas nórdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta à vida, com apenas um de seus frutos e que curaria qualquer doença. 
“A árvore é o eixo do mundo em seu aspecto de atendimento de desejos, de frutificação – o mesmo aspecto exibido nos lares por ocasião do solstício de inverno, momento do nascimento ou retorno do sol, um jubiloso costume herdado do paganismo germânico”. Joseph Campbell - O herói de mil faces.
Yggdrasil é a árvore da vida, o alimento da alma e do corpo, o consolo do coração e o remédio que tudo pode curar. É o fim e o começo... Pois a árvore simboliza o núcleo de tudo, a representação poética do mundo - a fonte da vida, o saber divino e o destino de todas as coisas - a expressão máxima da natureza através dos mitos nórdicos.

Enfim, toda essa simbologia, também, pode ser encontrada nas runas e nos talismãs rúnicos, que eram usados pelos povos pagãos da antiga Escandinávia para atrair virtudes, boa sorte, cura e proteção, descritos em: Símbolos Rúnicos. Que assim seja! 

Yggdrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo